RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 13 de março de 2015

Confronto de super-heróis: EUA vs Japão!

Homem de Ferro vs Jaspion, em plena
Avenida Paulista. Sonho de fã.
O ilustrador brasileiro Kiko Mauriz, com sua página no portal Deviant Art, está ganhando fãs pelo mundo todo. Sua arte é elaborada e dinâmica, o que valorizou uma ideia muito bacana, que é criar desenhos com encontros entre super-heróis japoneses de tokusatsu e animê com os americanos populares nos quadrinhos e cinema. 

O resultado é uma série de artes deslumbrantes reunindo Jaspion e Homem de Ferro, Flashman e Guardiões da Galáxia, Ikki de Fênix (dos Cavaleiros do Zodíaco) com a Fênix dos X-Men e muitos outros encontros. Esses confrontos são o sonho de um fã de cultura pop, mais especificamente um brasileiro que cresceu assistindo heróis japoneses na extinta TV Manchete e está antenado com os personagens quentes nas HQs e cinema norte-americano.

Francisco "Kiko" Mauriz nasceu em Picos/PI e tem 29 anos. É morador de São Paulo desde 1988, estudou Mecatrônica no Senai Anchieta (2004) e Design Gráfico na ETEC José Rocha Mendes (2006). Hoje trabalha como ilustrador freelancer. Atendendo a um convite, após autorizar a publicação de suas artes, Kiko deu um breve depoimento sobre seu trabalho.

Wolverine e Jiraiya se enfrentam nas ruas do bairro
da Liberdade, reduto oriental de São Paulo.
Com a palavra, o artista:

"Sempre gostei de desenhar, fazia histórias em quadrinhos na época da escola com alguns amigos, era um material despretensioso que fazíamos apenas para nosso grupo ler e dar risada. Depois que conclui o Ensino Médio em 2003 passei alguns anos sem produzir nada. Só voltei a desenhar no final de 2007 quando estava concluindo o curso técnico em Design Gráfico. Nesse curso conheci Jeremias Alves Pires (hoje escritor), juntos criamos o blog Horrorizando, que hoje funciona como um local para divulgarmos nossos trabalhos, dele como escritor e meu como ilustrador. Algumas das HQ´s que fizemos podem ser lidas no Blog.

A ideia desses crossover veio de bate-papo entre amigos, sempre imaginando como seria o encontro entre fulano e cicrano no meio da cidade de São Paulo ou outros locais pouco explorados nas HQ´s.

Jiban vs Robocop: O Policial de Aço encontra
o herói que o inspirou. Que, por sua vez, tem
o nome internacional de um antigo herói
japonês, o Robot Keiji.

O próximo encontro que estou pensando em fazer é entre dois vilões clássicos, Kaura (de Flashman) e Buba (de Changeman), mas não saiu do papel ainda.

Atualmente, fechei parceria novamente com Jeremias na intenção de criar um personagem próprio, baseado nos tokusatsus que víamos quando crianças. A intenção é lançar a história até o final do ano com a mesma qualidade vista nas ilustrações

Outra coisa que tenho feito é contribuir com o pessoal da página Guardião Azul, eles planejam produzir uma série tokusatsu nacional. Eu estou ajudando criando o design dos personagens e storyboard das cenas. O projeto esta bem no começo ainda.

Fênix dos X-Men e Fênix dos Cavaleiros do Zodíaco
Outros trabalhos:
-Fiz uma HQ em 2013 para o personagem Insector Sun, intitulada Noite dos Mortos (ainda não lançada). Jeremias assina o roteiro desta.
-Desenhei uma história curta para o Projeto ET de Ronaldo de Pedro Antoniutti e Edison Rodrigues, que pode ser lida aqui
-Desenhei a linha "Nerd" de estampas para capas de tablets da Wookit. Confira aqui."

Flashman e Guardiões da Galáxia.
E parece que o Senhor das Estrelas
achou algo que muito lhe interessa...
Cybercop vs Hulkbuster: Esta batalha no
Rio de Janeiro seria épica!
Homem Aranha e Black Kamen Rider:
O Cabeça-de-Teia aprontando
com o amargurado Homem-Mutante.
O trabalho de Kiko Mauriz tem um alto nível técnico e ele tem tudo para ser um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais em breve. Por ora, fica aqui meu fraterno agradecimento pela atenção dispensada e desejo boa sorte em sua carreira. E para quem quiser acompanhar o trabalho dele, siga os links abaixo. Até a próxima! 

Deviant Art: http://kikomauriz.deviantart.com/
Blog: http://franciscomauriz.blogspot.com

9 comentários:

alforje disse...

ÉPICO. MEU CORAÇÃO GRITA HENSHIN!

Stefano disse...

tem lógica o post.. afinal...
a cultura pop japonesa está competindo em pé de igualdade com a estadunidense !

Renato Urameshi disse...

Também tive esta impressão quando vi as imagens. A competição entre heróis Marvel por exemplo esta batendo de frente com a cultura de heróis japoneses. Antigamente, eram tribos distantes, sem nenhuma ligação entre seus fãs, mas atualmente muitos curtem as duas culturas, trazendo mais competitividade.

Abraço

Usys 222 disse...

Puxa! Ilustrações altamente inspiradoras!
Por muito tempo fiquei pensando em fazer algo assim e hesitei por falta de recursos, mas isso fez a minha mão até tremer...

Natália Maria disse...

Olá!!

Realmente muito criativo. Talvez, o primeiro que pensou nisso, unir dois heróis de culturas pops diferentes!!

O rapaz tem futuro!! Eu aprovo

até mais

Rogério disse...

Boa noite Nagado.

MUITO, MUITO BOM.

Obrigado por apresentar Nagado.

Não sei se ele faz HQ, mas bem que editores internacionais poderiam descobrir o cara.

Stefano disse...

algo da cultura pop estadunidense que eu curto muito atualmente é o game GTA.
vocês curtem?

Bruno Seidel disse...

Sensacionais os desenhos do cara! De encher os olhos mesmo!!

Já pensou que bacana seria um "crossover" entre Battle Fever J e os heróis da Marvel? ^^

Anônimo disse...

É... Já estava na hora do Jaspion botar o Homem de Ferro em seu devido lugar...Daileon só observa, pois sabe que não vai precisar mexer um dedo pra ajudar o seu piloto.