RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sushi POP ~ Seleção Especial (e-book)

Representação 3D
da capa do e-book
Criado em 2008, este blog é uma continuação de um trabalho de divulgação, estudo e debate da cultura pop japonesa em suas diversas manifestações, iniciado em 1993. Sem me prender a pautas específicas, tenho postado resenhas e dicas, mas principalmente venho tentando explicar aspectos históricos e conceituais, levantando assuntos polêmicos e buscando entender sobre mercado e os bastidores das produções.

Agora, resolvi fazer um teste, que é também algo que pode interessar a vários leitores. Trata-se de uma compilação de postagens com temas altamente relevantes para quem deseja conhecer mais a fundo a cultura pop japonesa, sempre tentando colocar no contexto para não-iniciados ao mesmo tempo em que levanto temas interessantes para os mais aficionados. 

Foram 10 matérias escolhidas e que renderam milhares de visualizações, abordando temas interessantes e que agora o leitor pode guardar em seu computador ou dispositivo móvel. 


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Magi - O labirinto da magia

Aladim, sua flauta mágica e seu
tapete voador: aventuras no
mundo das Mil e Uma Noites
Ambientada em um mundo exótico com reinos misteriosos, desertos, oásis e criaturas sobrenaturais, Magi - O Labirinto da Magia é o mais recente mangá lançado pela Editora JBCInspirado nos cenários da famosa coleção de histórias e contos intitulada As Mil e Uma Noites, o mangá narra as aventuras de Aladim, um jovem andarilho em busca dos tesouros e segredos das Dungeons, que são torres misteriosas que surgiram do nada e nas quais milhares de homens desapareceram para sempre. 


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Separando a obra das opiniões do artista

Koichi Sugiyama: Depois de eternizar seu nome
com trilhas sonoras aclamadas, assumiu
posições políticas extremamente polêmicas
É possível apreciar a obra de um artista mesmo quando ele demonstra posturas contrárias à nossa visão de mundo e até mesmo nossos princípios mais intocáveis?

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Boletim 62 - Guardiões do mangá e do animê

Personagens de mangá e animê unidos
na batalha contra a pirataria
No último dia 28 de julho, teve início a mais ambiciosa investida japonesa contra a pirataria de mangá e animê pelo mundo. É o M.A.G. - Manga-Anime Guardians, que faz parte do portal Manga-Anime Here. O projeto M.A.G. consiste em uma campanha global de conscientização sobre os problemas da pirataria, especialmente na internet. 


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sobre carisma e as armadilhas do pensamento nostálgico

Paul McCartney: De moda que varreu o planeta
nos anos 1960 a lenda do rock. Talento,
carisma e energia que desafiam o tempo.
Você já ouviu aquela frase "No meu tempo era melhor?". Ou ainda, você já emitiu tal opinião ao se referir a músicas, novelas, filmes ou qualquer tema que seja? Pois bem, essa frase, que vem carregada de nostalgia, inconformismo e certa ranhetice, descreve bem um tema que é muito pertinente ao se analisar qualquer obra artística: o senso crítico e como ele é afetado por nossas emoções, nem sempre percebidas. É o que chamo de armadilhas mentais que abalam nosso senso crítico.