RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

domingo, 17 de junho de 2012

Boletim 40: Novidades do Universo Ultra

Ultraman Retsuden - Série dedicada a
explorar o Universo Ultra ganha nova fase
A saga dos Ultras, mais antiga franquia de super-heróis japoneses, continua em atividade. Seu recente longa Ultraman Saga chegou em quarto lugar nas bilheterias de seu país em março passado (não um blockbuster, mas uma boa marca) e será lançado em DVD e Blu-ray lá em 21 de setembro. Fora isso, algumas novidades têm sido divulgadas. Eis um apanhado geral das mais significativas:

Novos bonecos de Zero e nova temporada de Ultraman Retsuden
Enquanto não é anunciado um novo filme para cinema, a Tsuburaya Pro continua apostando em Ultraman Zero, ampliando sua linha de brinquedos. Depois de ter tido contato com Ultraman Dyna e Ultraman Cosmos no filme Ultraman Saga, Zero adquiriu algumas características deles e agora pode mudar suas cores, assumindo novas combinações de poderes. Uma das formas, azulada, é a Luna Miracle Zero e outra, com predominância de vermelho, é a Strong Corona Zero. Os bonecos oficiais foram apresentados hoje, durante o International Tokyo Toy Show 2012. 


Stand de apresentação dos novos bonecos
na International Tokyo Toy Show
As novas formas serão mostradas em Ultraman Retsuden  (Biografias), programa semanal que mostra cenas e trechos de episódios e longas da extensa franquia Ultra, com algumas cenas inéditas e Ultraman Zero como anfitrião. Agora, uma nova fase irá se iniciar. 

Em julho, os programas irão destacar o longa Ultra Galaxy Legends (que vai ocupar 5 episódios) e a minissérie para DVD/Blu-ray Ultraman Zero Legends- Killer The Beat Star (que ocupará 3 programas), para depois apresentar as novas formas do poderoso filho de Ultraseven. (Nota: Ultra Galaxy Legends foi lançado em DVD e Blu-Ray no Brasil pela Focus Filmes. Resenha do original aqui)

Ultra Zero Fight
Além da seleção de cenas, haverá também um bloco inédito dentro de Ultraman Retsuden, intitulado Ultra Zero Fight. Serão sequências de somente três minutos onde Ultraman Zero aparecerá enfrentando monstros clássicos e utilizando suas duas novas formas. É a maneira que a Tsuburaya Pro encontrou para, sem gastar muito, promover seus novos brinquedos. 

As novas formas alternativas de Zero:
Luna Miracle Zero
 (à esq.) eStrong Corona Zero  
O título remete a Ultra Fight, um dos mais trash e inacreditáveis programas já feitos pela Tsuburaya Pro, em época de aperto financeiro.


A produção consistia em episódios de 5 minutos onde monstros de Ultraman e Ultraseven apareciam lutando de forma desengonçada. O próprio Ultraseven dava as caras nesse programa, que não tinha efeitos especiais e apresentava trajes que seriam motivo de piada em convenção de cosplay hoje em dia. Havia uma locução estilo transmissão de luta livre e o resultado era uma verdadeira vergonha alheia. Ainda assim, durou 195 episódios (entre 1970 e 72) e ajudou a reviver a franquia Ultra, que voltaria a decolar com O Regresso de Ultraman, em 1971. Mas voltando ao assunto, Ultra Zero Fight, pelo menos, dá sinais de que será bem produzida, já que a direção será de Hideki Oka (de Ultraman Saga).



Bem que podiam investir mais em uma nova série de verdade ao invés de escancarar o lado "vitrine de brinquedos", abolindo a necessidade de um roteiro ao simplesmente mostrar seus heróis lutando contra monstros. Ninguém é contra a criação de novos produtos, mas pra fazer sentido, tem que estar inserido em um contexto, em uma história, o que não é o caso aqui. Ultra Zero Fight começa a ser transmitido dentro de Ultraman Retsuden a partir de 9 de agosto. 

Ultra Steel, o novo single - E antes mesmo das novas batalhas de Zero, a série Retsuden irá ganhar uma nova abertura e uma nova canção tema, "Ultra Steel" interpretada pelo cantor Toshihiko Takamizawa, mais conhecido como Takamiy, ex-integrante da renomada banda The Alfee. O single com a música sai nas lojas japonesas no dia 4 de julho próximo. 


Nova série de Ultra Q - Clássica série estilo "Além da imaginação" com monstros, Ultra Q foi a primeira produção da franquia Ultra. Nela, um trio de repórteres investigava casos sobrenaturais e viviam topando com monstros gigantes. Algumas das criaturas foram reaproveitadas em Ultraman e até apareceram em produções recentes.

Ultra Q é um cult à parte, já virou novela de rádio, filme pra cinema e até ganhou uma versão moderna para TV em 2004, intitulada Ultra Q - Dark Fantasy. Depois, a série foi remasterizada e colorizada pra lançamento em Blu-ray e DVD. Agora, o canal de TV por assinatura Wowow irá exibir uma nova série, intitulada Neo Ultra Q, com 12 episódios e lançamento em 2013. Sites internacionais (e os nacionais que neles se baseiam) estão divulgando que Neo seria a "segunda temporada" de Ultra Q, mas na verdade é a terceira, graças à obscura série Dark Fantasy, que inclusive contou com a participação do elenco original. (veja aqui).


Clássicos em HD - Em agosto, no já citado Wowow, os originais Ultraman e Ultraseven serão reprisados, mas com som e imagem em alta definição, conforme já fora feito com Ultra Q. Sinceramente, acho que o formato HD não deve funcionar muito bem ao mostrar produções muito antigas, evidenciando texturas de maquetes e trajes e defeitos de produção. Já li artigos, inclusive, dizendo como animês e filmes tokusatsu antigos perdem com o HD. É feito um esforço para limpar ruídos de gravação, eliminar pequenas sujeiras captadas nas películas, além de valorizar cores e fotografia, mas os efeitos não são aperfeiçoados no processo, o que inevitavelmente desperta novas críticas. Se isso servir para atrair uma parcela nova de público curioso e valorizar a qualidade das histórias originais, talvez o resultado final seja benéfico para o gênero. 

5 comentários:

Robinson Oliveira disse...

De uma forma ou de outra Nagado a Tsuburaya continua trabalhando com a imagem do ULTRAMAN ZERO, pena mesmo que não sai uma boa série para TV.
Aproveitando este momento vc tem alguma notícia sobre a possível("que virou impossível ano passado") lançamento dos Ultras no Brasil ano passado? Não saiu nada e agora Nagado? Resultou em que a briga dos direitos sobre imagens dos Ultras com a empresa Tailandesa/chinesa?

Alexandre Nagado disse...

Robinson, não tive mais contato com a empresa que anunciou lançar Ultraman, Ultraseven e Spectreman em DVD.

O site deles ainda está no ar, pra quem quiser verificar:
http://www.masterpiecehd.com.br

Infelizmente, parece que o projeto não andou.
Abraços.

Anônimo disse...

FERNANDO

NOSSA
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO O ULTRAMAN E EU NEM SABIA DA EXISTENCIA DESSE ULTRA Q E MUITO MENOS NEM SABIA QUE ESSA SÉRIE É O PAI DO ULTRAMAN E ACHO MUIOT DIFICIL HJ PASSAR ULTRAMAN OU OUTRA QUALQUER SÉRIE NA TV ABERTA DE ULTRAMAN OU QUEM QUER QUE SEJA POIS A MENTALIDADE DA TV ABERTA MUDOU
TV FECHADA PODE ATÉ SER MAS ABERTA É MUITO MAS MUITO DIFICIL MESMO

Bruno Seidel disse...

Se tivermos uma nova série de TV com Ultras ela provavelmente se chamará "Ultraman versus AKB48 - The Revange".

Alexandre Nagado disse...

Ah, ah, sabe que nem seria tão impossível assim? A presença das meninas pode ter ajudado Ultraman Saga a chegar em 4o nas bilheterias. Ultraman Zero, que envolveu uma produção bem grandiosa, não passou de 10o lugar no Japão.

Vamos ver o que vem aí. Talvez tenhamos no final do ano outra minisserie em duas partes direto em DVD/Blu-ray, coisa que já virou tradição na Tsuburaya.

Abraços!