quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Boletim 23 - Yamato 2199 terá Isao Sasaki, Akira Miyagawa e Aira Yuuki



Isao Sasaki em uma emocionante apresentação em 1999.


Aproxima-se a estreia da nova versão da Patrulha Estelar, que acontecerá no Japão em 7 de abril. Na recente coletiva de imprensa realizada em 18 de fevereiro, foi anunciado que o grande Isao Sasaki (que completa 70 anos em 16 de maio) gravou uma nova versão do icônico tema do Yamato, para servir de abertura para o remake.


Uma voz poderosa
eternamente
ligada à Patrulha Estelar.
38 anos atrás, Sasaki marcou época, com um dos mais famosos temas de abertura japoneses. A canção valorizou ainda mais o animê que detonou o primeiro "animeboom", a explosão da indústria da animação no Japão na década de 1970. Tendo cantado também temas de Goranger, The Ultraman, Galaxy Express 999, Dekaranger, Metalder e Ultraseven 99 (entre outros), Isao Sasaki também é ator, tendo interpretado o Prof. Nanbara, personagem fixo da série Jaspion, em 1985~86. Depois de ter sido esquecido na produção do live-action do Yamato, que acabou tendo uma música de Steven Tyler (Aerosmith) que caiu no esquecimento, Sasaki volta em grande estilo. A presença do quase septuagenário músico é bastante significativa, ainda mais em termos de mercado.


Cada vez mais aberturas de animês tem sido entregues a nomes do cenário J-pop, entre veteranos e iniciantes, não raro com canções que nada têm a ver com a produção. Isso aproxima áreas distintas da cultura pop japonesa e pode ser até benéfico para a indústria, mas particularmente gosto mais das músicas com pegada mais heróica, vibrante. Gosto de anisongs "de raiz", se é que podemos usar esse termo. Mesmo curtindo muito certas músicas de animê/tokusatsu da vertente mais pop, ainda prefiro as que levam um espírito mais tradicional e se integram à série de modo coerente. 


E vendo o mais recente trailer (vídeo logo abaixo), chega a ser um alívio constatar que, aparentemente, a produtora não se rendeu aos modismos da indústria pop, como as menininhas estilo "moe", os personagens adolescentes histéricos ou mesmo uma trilha sonora com conjuntos de idols descartáveis e formatadas. Tudo parece reverenciar a obra original, apenas atualizando a produção.

Mantendo o espírito da série clássica, a equipe de Yamato 2199 tem pela frente uma missão difícil, que é honrar o legado de um trabalho revolucionário em sua época e que ajudou a indústria do animê a amadurecer, expandindo seu público. Se vão conseguir, logo saberemos.





O novo trailer de Yamato 2199.

Aira Yuuki: Grande
responsabilidade na
trilha sonora do Yamato
Ainda sobre a trilha sonora: As músicas de fundo originais ganharão novos arranjos, missão entregue a Akira Miyagawa, filho do falecido compositor Hiroshi Miyagawa. Akira é o segundo filho de um membro da equipe criativa original a assumir o posto do pai, lembrando que o produtor da obra é Shoji Nishizaki, filho do também falecido Yoshinobu Nishizaki. Pianista renomado, trabalhou na trilha de Shin Mazinger Shôgeki - Z Hen, Emily of New Moon, Kirby e outros.


Acompanhando a regravação da trilha original, haverá um novo tema de encerramento, cantado por Aira Yuhki. Apesar do jeito de menina, já tem 30 anos de idade e, além de ter gravado várias canções de J-pop, também cantou anisongs para Densetsu no Yuusha no Densetsu (ou "Legend of Legendary Heroes") e Armored Trooper Votoms ("Hoshi wo motomete" - abertura), entre outros.  

Mais Yamato 2199 nos cinemas: Já havia sido divulgado que os primeiros dois episódios teriam exibição em 10 cinemas de Tóquio no dia 7 de abril. Os episódios de 3 a 8 serão compilados em outro especial para cinema, a ser exibido, também em circuito limitado, em 30 de junho. Já o primeiro DVD/Blu-ray desse remake sai no Japão em 25 de maio. 



Leia também:
- Mais informações sobre Yamato 2199 aqui
- Sinfonia Estelar - A trilha sonora do Yamato

- Bastidores da criação do Yamato



5 comentários:

DIO disse...

Muito legal o artigo.
Contente e ver vc postando no blog...
Retifica no artigo "(que completa 70 anos em 16 de maio)",
Vou postar lá na comunidade no Orkut,
Abraço,

Alexandre Nagado disse...

Obrigado por avisar. É a pressa, pra variar.

Com esse erro de digitação, ao invés de dizerem que o Isao Sasaki está conservado, devem ter pensado que está um caco. (rs)

O bom de texto na web é que dá pra arrumar esses deslizes. Em impresso, já era. Ninguém lê errata na edição seguinte.

Valeu!

Abraço!

hamleprimeiro disse...

Será que não existiria público para um lançamento da Série Clássica de Yamato por aqui?

DIO disse...

Neste blog, (em inglês, mas o tradutor automático deixa razoavelmente legível), um artigo que tem tudo a ver com este que o Nagado fez:
http://augustragone.blogspot.com/2012/03/space-battleship-yamato-2199-2012.html

Alexandre Nagado disse...

Hamletprimeiro: Eu adoraria ver o lançamento da série clássica por aqui. Mas essa nova versão tem chances enormes de fazer carreira mundial.

DIO: Cara, que dica fantástica! Muito obrigado, as fotos são ótimas e o evento deve ter sido emocionante. Sem moe, sem idol, sem modinhas. Um animê sofisticado, que eu espero que conquiste novos fãs e ajude a elevar o nível das produções.

Abraços a todos!